Ideias simples para cortar custos sem comprometer seus resultados

Quando as finanças da empresa não estão saudáveis ou o momento de crise gera incertezas em relação ao futuro do negócio, cortar custos é uma medida necessária. Para reduzir as despesas em uma operação, sem trazer prejuízos ao andamento e/ou ao tamanho do negócio, é importante tomar alguns cuidados.

Entre as dicas para cortar custos sem comprometer seus resultados estão fazer um diagnóstico preciso das finanças da empresa, ter um controle eficiente do fluxo de caixa, otimizar o uso dos recursos e contar com soluções empresariais para auxiliar no gerenciamento de processos importantes da empresa. Confira:

Faça um diagnóstico das finanças da empresa

O primeiro passo para cortar custos sem prejudicar os resultados da sua empresa é fazer um diagnóstico preciso de como andam as finanças. Avalie quais são as principais despesas que a empresa tem e quais são suas fontes de receita. Analise se as rendas superam os gastos. Se isso não acontecer, avalie quais despesas não são essenciais e podem ser cortadas ou, pelo menos, reduzidas, de acordo com suas categorias.

Controle o fluxo de caixa

Controlar o fluxo de caixa — que é composto por todas as entradas e saídas de dinheiro da conta da empresa — é essencial para cortar custos sem comprometer as operações do negócio. Comece pela análise do fluxo de caixa  nos últimos 12 meses. Veja em quais deles houve queda de vendas e recebimentos. Com esses dados em mãos, é possível partir para a negociação de melhores prazos de pagamento com fornecedores e, assim, preservar suas finanças em meses de baixa, sem ter que pagar juros altos por atrasos.

Evite desperdícios e otimize o uso dos recursos

Para cortar custos, eliminar os desperdícios e otimizar o uso dos recursos é preciso. Identifique onde sua empresa desperdiça dinheiro: de materiais de escritório até multas por pagamentos feitos em atraso. É importante ter em mente que para reduzir gastos é essencial contar com a colaboração dos empregados. Para isso, invista em comunicação interna e defina metas para a equipe. Mesmo ações simples, como desligar o computador no final do dia de trabalho, imprimir em frente e verso e substituir documentos em papel por versões digitais, podem levar a grandes economias e facilitar o corte de custos.

  • 19 de julho de 2016

Outras leituras que podem lhe interessar

Mostrar todas notícias