10 maneiras de os Millennials lidarem com o estresse e a depressão no trabalho

Com que frequência você se sente estressado no trabalho? Muitos funcionários constumam considerar seus trabalhos mais estressantes do que seus problemas financeiros e pessoais. Estresse excessivo interfere na produtividade e causa impactos na saúde física e mental do trabalhador, embora poucos funcionários admitam ter depressão por causa do trabalho. Você tem se sentido sobrecarregado, ansiosos, apático ou irritado? Você tem problemas para dormir ou se concentrar? Esses são alguns sinais de estresse no trabalho. Outro sinais incluem dores de cabeça, fadiga e retraimento social. A boa notícia é que todos, inclusive os Millennials, podem lidar com esse problema com essas dicas do site Entrepreneur.

1) Planeje-se com antecedência e priorize

Uma causa comum do estresse entre os Millennials pode ser o sentimento de que não é possível controlar as coisas no trabalho. Então, a solução seria priorizar tarefas e planejar-se com antecedência: criar listas do que precisa ser feito, marcar reuniões, quebrar seus projetos em pequenos passos para que você possa realizar primeiro as tarefas mais importantes, e não ter medo de delegar responsabilidades.

2) Evite interrupções

É mais fácil falar do que fazer, mas pesquisadores alemães provaram os efeitos prejudiciais que as interrupções têm sobre a satisfação com a forma como executamos nosso trabalho no escritório. Elas causam irritação e nos fazem esquecer de nossas obrigações. Um truque fácil e eficiente é bloquear partes da sua agenda com base nas tarefas que você precisa fazer naquele momento. Por exemplo, se você precisa escrever um post para um blog, adicione essa tarefa a sua agenda para ter certeza de que ela será realizada.

3) Personalize seu local de trabalho

O ambiente de trabalho importa, e seu local de trabalho reflete o seu humor. Antes de mais nada, torne-o confortável para que você possa se sentir bem trabalhando ali: livre-se da bagunça, cuide da luz, adicione algumas citações motivacionais para inspirá-lo, leve fotos da sua família, sua xícara favorita, uma planta etc. Ao sentir-se confortável, você se esquecerá do estresse do seu local de trabalho.

4) Aprenda técnicas para relaxar

Você já pensou em ouvir músicas relaxantes enquanto trabalha? Essa estratégia pode até ir contra a etiqueta do seu escritório, mas pode ajudá-lo a se acalmar e se sentir melhor. Você também pode tentar praticar técnicas de respiração. Elas têm efeitos calmantes e proporcionam uma sensação de liberdade.

5) Explore os recursos tecnológicos para controlar seu humor

Dispositivos móveis nos ajudam a controlar nosso pulso, nossos passos e até as calorias que queimamos, contudo, não devíamos nos limitar a isso. De acordo com especialistas, 350 milhões de pessoas sofrem de estresse e depressão, logo faria todo o sentido usar nossos smartphones para acompanhar nossas condições psicológicas também. Obviamente, aplicativos não substituem a ajuda médica, mas podem nos ajudar a administrar nosso humor.

6) Durma bem e coma direito

Sim, estresse pode causar insônia. Mas não dormir pode deixá-lo ainda mais estressado. Para manter o seu equilíbrio emocional, evite situações estressantes e atividades estimulantes antes de ir para a cama. Melhore a qualidade do seu sono ficando não menos do que oito horas na cama e desligando todos os aparelhos ao seu redor (a luz dos smartphones e tablets fazem nossos corpos produzirem melatonina, que perturba nosso sono).

A comida que você consome também tem impactos no seu humor. Coma com frequência alimentos saudáveis que o deixem com energia e disposição o inteiro. Também é importante manter o nível de açúcar no sangue. Se a taxa estiver baixa, você se sentirá irritado e ansioso.

7) Faça esportes

Exercícios físicos estimulam a de endorfina, então você está mais do que convidado a escolher o esporte que mais combina com você. Natação, tênis, corrida, exercícios matinais e caminhadas podem ajudá-lo a combater o estresse. Além do mais, você pode fazer exercício no escritório: não se esqueça de alternar o trabalho mental com o trabalho físico.

8) Pratique meditação

A meditação tem diferentes variações. Uma delas é a heartfulness, que ajuda o praticante a encontrar a paz interna e o equilíbrio com a ajuda de várias técnicas e exercícios. Pratique a gratidão, administre as emoções negativas e abrace seu estresse com a ideia de que ele também pode ser benéfico.

9) Mude a perspectiva

Quando possível, tire uma licença e visite os familiares e amigos que ficarão felizes em vê-lo. Faça uma viagem para um lugar onde você possa ter contato com a natureza, passe um tempo ao ar livre ou junto das pessoas que você ama.

Encontre um novo hobby e envolva-se em alguma atividade criativa. Escreva um livro! Em outras palavras, faça algo que você nunca fez antes: isso irá ajudá-lo a mudar a perspectiva, ter paz de espírito e aproveitar a vida ao máximo.

10) Não se mantenha em silêncio

Noventa e cinco por cento das pessoas não admitem que estão estressadas ou deprimidas por causa do trabalho. Junte-se aos outros cinco por cento e não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda. Aceitar que você sofre de estresse relacionado ao trabalho é crucial. Deixe seu gestor e seus colegas saberem da situação, e vocês poderão encontrar a solução juntos.

Estresse e depressão no trabalho são problemas que não podem ser ignorados. Os Millennials podem resolvê-los sem médicos e remédios se seguirem seus instintos e não tentarem ignorar os sintomas.

Postado Por: Redação Portal Contábil SC

  • 31 de agosto de 2016

Outras leituras que podem lhe interessar

Mostrar todas notícias